Laser para Cicatriz de Acne Tratamento para cicatriz de acne com laser CO2 fracionado possibilita a renovação da pele através da fototermólise seletiva e ainda estimula a produção de colágeno com o uso de radiofrequência. O tratamento de cicatriz de acne também pode ser realizado com preenchimento e subcisão. O laser CO2 fracionado não é …
Laser para Cicatriz de Acne
Tratamento para cicatriz de acne com laser CO2 fracionado possibilita a renovação da pele através da fototermólise seletiva e ainda estimula a produção de colágeno com o uso de radiofrequência. O tratamento de cicatriz de acne também pode ser realizado com preenchimento e subcisão.
O laser CO2 fracionado não é uma opção de tratamento da acne, sua aplicação é destinada à redução da cicatriz de acne vaporizando o tecido, incentivando sua reprodução e estimulando o colágeno para o crescimento de uma pele nova e saudável. A tecnologia de fototermólise seletiva permite agir pontualmente sem danificar os anexos cutâneos, como glândulas sebáceas, ductos sudoríparos e especialmente os folículos pilosos, estruturas que colaborarão para a estruturação do novo tecido. O ajuste ideal do laser CO2 fracionado depende de adequar o tamanho do ponto de aplicação do laser ao formato da lesão e controlar a profundidade dos disparos.
A tecnologia do laser CO2 fracionado permite uma rápida recuperação apesar da alta potência. Enquanto ameniza a cicatriz, o aparelho emite ondas de radiofrequência que incentivam a produção de colágeno e facilitam a cicatrização. Comparado com outros tratamentos estéticos para remoção de cicatrizes de acne, o laser CO2 fracionado apresenta redução na formação de crostas, menor ocorrência de eritema, edema, discromia e hiperpigmentação. A formação de colágeno induzida pela radiofrequência persiste pelos três meses seguintes ao procedimento, apresentando melhora continua durante seis meses.
Os procedimentos a laser na Clínica Leger são realizados apenas por médicos, utilizando aparelhos com registro na ANVISA e somente após consulta presencial, onde são avaliadas as possibilidades de tratamento mediante as queixas do paciente e seu histórico clínico.
Formação de espinhas e cicatrizes de acne
O surgimento da acne e sua evolução tem grande influência genética. Nos adolescentes o desequilíbrio hormonal favorece o aparecimento de espinhas, que podem aparecer também em adultos, especialmente nas mulheres em período fértil. A oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas tem função de lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos, prevenindo ressecamento. Seu funcionamento está diretamente associado à testosterona, um hormônio masculino que também atua no metabolismo das mulheres. Quando há redução dos hormônios femininos e a testosterona passa a ter uma ação maior, nota-se uma maior atividade das glândulas sebáceas.
A formação dos cravos ocorre a partir do excesso de secreção de oleosidade das glândulas sebáceas que associado ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo origina comedões abertos e fechados, identificados respectivamente como cravos pretos e brancos. A coloração dos cravos depende do contado com o ar. Nos folículos mais largos o acúmulo de oleosidade e células mortas em contato com o ar, oxida, escurece, resseca e endurece. Nos folículos menores, onde não há contato com o ar, o conteúdo se mantém branco e amolecido.
Existem quatro graus de acne, sendo os dos últimos os responsáveis pela formação de cicatrizes. A obstrução dos poros sem as inflamações que dão origem às espinhas é classificada como grau 1. Para prevenir e evitar a evolução do quadro é recomendado lavar o rosto de manhã e à noite para reduzir o acúmulo de oleosidade. Indivíduos com pele oleosa devem completar a higiene com adstringente e hidratante, para evitar o ressecamento da pele que pode influenciar na produção de mais gordura. A maquiagem também colabora para obstrução dos poros e deve ser retirada todas as noites, para evitar o surgimento de cravos. Limpeza de pele ou esfoliação podem ser realizadas duas vezes por semana.
O excesso de oleosidade da pele favorece o desenvolvimento das bactérias Propionibacterium ovale e Propionibacterium acnes, que provocam a inflamação dos folículos pilosos e o surgimento da acne. As primeiras espinhas apesar de pequenas podem apresentar pus e são classificadas como grau 2. Entre as opções de tratamento estão antibiótico oral, tópico ou luz pulsada.
Se houver dor significa que a inflamação formou nódulos, o que caracteriza o grau 3, onde as lesões adquirem certa profundidade. No grau 4 há formação de abcessos e grandes lesões císticas que se aglutinam formando a chamada acne conglobata, nos dois últimos graus o tratamento é realizado com medicação oral vendida com retenção da receita, sendo possível o surgimento de cicatrizes depois do tratamento.
Tipos de cicatrize de acne
As cicatrizes de acne podem ser quelóides, hipertróficas e atróficas. Nos casos daquelas que apresentam perda de tecido, (atróficas), podem ser distensíveis (quando desaparecem pelo estiramento da pele) e não distensíveis (que não desaparecem pelo estiramento da pele).
Cicatrizes hipertóficas caracterizam-se pelo excesso de produção de tecido durante o processo de cicatrização, sendo limitadas a extensão do corte, ao contrário das quelóides, que superam os limites da inflamação provocando marcas de borda irregular. Comprimentos de onda específicos ajudam a diminuir o tamanho da cicatriz e clarear sua cor, deixando-a menos aparente.
Cicatrizes atróficas são depressões formadas por perda de tecido, podendo ser classificadas ainda como distensíveis ou não. As cicatrizes atróficas distensíveis são mais superficiais e desaparecem quando a pele é esticada. Este tipo de cicatriz pode passar por uma sessão de preenchimento para reposição de volume antes de receber o laser CO2 fracionado. Cicatrizes não distensíveis são formadas geralmente por acne cística, quando há formação de nódulo, e na maioria das vezes requerem subcisão com agulha de ponta cortante para romper a fibrose formada abaixo da pele antes de receberem o tratamento a laser. Sendo o preenchimento também uma opção nesses casos.
Cuidado no tratamento de cicatriz de acne
A aplicação de laser CO2 fracionado em cicatrizes de acne é realizada com anestésico tópico aplicado uma hora antes da sessão e nos 30 minutos que antecedem o tratamento. Além disso, o paciente tem sua pele resfriada por um compressor de ar frio, o que mantém o efeito da anestesia, reduzindo o desconforto e a vermelhidão pós tratamento. Os olhos são protegidos da radiação durante toda a sessão.
O paciente deve retornar ao consultório para revisão dentro de 7 dias. É normal que a pele fique vermelha, inchada e sofra descamação. Durante o processo de cicatrização analgésicos comuns podem utilizados em caso de dor, sendo recomendado evitar exposição ao sol, quando imprescindível, é fundamental o uso de protetor solar fator 30 ou maior. Após a cicatrização a pele ainda ficará rosada por algumas semanas. O número de sessões depende da lesão, sendo necessário esperar todo o processo de cicatrização para realizar uma nova aplicação.
A cicatrização acontece dentro de 3 a 5 dias, podendo estender-se até duas semanas, dependendo da profundidade e da extensão da área tratada. Estimulada pela radiofrequência a produção de colágeno continua por até meio ano, sendo percebida a partir de três meses. Uma aplicação de laser CO2 fracionado em todo o rosto requer, no mínimo, 90 dias até que a aparência final possa ser notada.
Dicas para evitar o desenvolvimento da acne
• Espremer espinhas facilita a formação de cicatrizes; • Mantenha os poros sempre arejados evitando bonés e outros tipos de coberturas; • Esfregar o rosto incentiva o aumento de oleosidade e o surgimento de espinhas; • Não há comprovação científica de que o chocolate cause acne, mas a gordura presente neste e em outros alimentos pode facilitar o surgimento de espinhas se houver predisposição genética; • Evite cremes e cosméticos a base de óleo e retire sempre a maquiagem à noite. Prefira fórmulas à base de água ou não comedogênicas, produtos que não obstruem os poros; • Se você tem tendência a pele oleosa utilize adstringente, pode ser sabonete, uma vez ao dia seguido de hidratante não oleoso para evitar o ressecamento em excesso; • Realize limpeza de pele a cada 30 ou 40 dias; • Esfoliantes e antissépticos podem ajudar, mas devem ser utilizados com cautela; • Consulte seu dermatologista regularmente.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.